quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os filhos de Jacó

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulos 29/30


Os filhos de Jacó vs 31 a 35 

31-Vendo o Senhor que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.

32-Concebeu, pois Lia, e deu a luz um filho, a quem chamou Ruben, pois disse: O Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido.

33-concebeu outra vez, e deu a luz um filho, e disse: Soube o Senhor que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe pois, Simeão.

34-Outra vez concebeu Lia, e deu luz a um filho, e disse: Agora, desta vez, se unira mais a mim meu marido, porque lhe dei a luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi.

35-De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei ao Senhor. E por isso, lhe chamou Judá; e cessou de dar a luz.



Capitulo 30 vs 1 a 26

1-Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei.

2-Então, Jacó se irou contra Raquel e disse: Acaso, estou eu em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?

3-Respondeu ela: Eis aqui Bila, minha serva; coabita com ela para que dê a luz, e eu traga 
filhos ao meu colo, por meio dela.

4-Assim, lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu.

5-Bila concebeu, e deu a luz um filho a Jacó.

6-Então, disse Raquel: Deus me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho, portanto, lhe chamou Dã.

7-Concebeu outra vez Bila, serva de Raque, e deu a luz  o segundo filho a Jacó.

8-Disse Raquel: Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer; chamou-lhe,pois, Naftali.

9-Vendo Lia, que ela mesma havia cessado de conceber, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu a Jacó, por mulher.

10-Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.

11-Disse Lia: Afortunada! E lhe chamou Gade.

12-Depois, Zilpa, serva de Lia, deu o segundo filho a Jacó.

13-Então, disse Lia: É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa; e lhe chamou Aser.

14-Foi Ruben, nos dias da ceifa do trigo e achou mandrágoras no campo, e trouxe-as Lia, sua mãe. Então, disse Raquel a Lia: Dá-me das mandrágoras de teu filho.

15-Respondeu ela: Achas pouco o me teres levado o marido? tomarás também as mandrágoras de meu filho? Disse Raquel: Ele te possuirá esta noite, a troco das mandrágoras de teu filho.

16-Á tarde, vindo Jacó do campo, saiu-lhe ao encontro Lia e lhe disse: Esta noite me possuirás, pois eu te aluguei pelas mandrágoras de meu filho. E Jacó naquela noite coabitou com ela.

17-Ouviu Deus a Lia; ela concebeu e deu à luz o quinto filho.

18-Então, disse Lia: Deus me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido; e chamou-lhe Issacar.

19-E Lia, tendo concebido outra vez, deu a Jacó o sexto filho.

20-E disse: Deus me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos; e lhe chamou Zebulom.

21-Depois disto, deu a luz uma filha e lhe chamou Diná.

22-Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.

23-Ela concebeu, deu a luz um filho, e disse: Deus me tirou o meu vexame.

24-E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o Senhor ainda outro filho.

25-Tendo Raquel dado a luz a José, disse Jacó a Labão: Permite-me que eu volte ao meu lugar e à minha terra.

26-Dá-me meus filhos e as mulheres, pelas quais eu te servi, e partirei; pois tu sabes quanto, e de que maneira te servi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger