domingo, 19 de abril de 2015

Ló recebe em sua casa os dois anjos

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 19

Vs 1 a 22

Ló recebe em sua casa os dois anjos


1-Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra.

2-E disse-lhes: Eis agora, meus Senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada  e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não, passaremos a noite na praça.

3-Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram.

4-Mas, antes que deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, , sim, todo o povo de todos os lados.

5-e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, a noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles.

6-Saiu-lhes, então Ló a porta, fechou-a após si
7-e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal;

8-Tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei;tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção do meu teto.

9-Eles, porém, disseram: retira-ti daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles.E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta.

10-Porém os homens, estendendo a mão, fizeram entrar Ló e fecharam a porta.

11-e feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até ao maior, de modo que se cansaram à procura da porta.

12-Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tem na cidade, faze os sair deste lugar.

13-pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até a presença do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.

14-Então, saiu Ló e falou a seus genros, aos que estavam para casar com suas filhas e disse: Levantai-vos, sai deste lugar, porque o senhor há de destruir a cidade. Acharam porém, que ele gracejava com eles.

15-Ao amanhecer apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade.

16-Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.

17-Havendo os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida: não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.

18-Respondeu-lhes Ló:  Assim não, Senhor meu!

19-Eis que o teu servo achou mercê diante de ti, e engrandeceste a tua misericórdia que me mostraste, salvando-me a vida; não posso escapar no monte, pois receio que o mal me apanhe, e eu morra.

20-Eis ai uma cidade perto para a qual eu possa fugir, e é pequena, permite que eu fuja para lá ( porventura, não é pequena?), e nela viverá a minha alma.

21-Disse-lhe: Quanto a isso, estou de acordo, para não subverter a cidade de que acabas de falar.

22-Apressa-te, refugia-te nela; pois nada posso fazer, enquanto não tiveres chegado lá. Por isso, se chamou Zoar o nome da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger