sábado, 2 de maio de 2015

Isaque nas terras dos filisteus.

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 26

Isaque na terra dos filisteus  Vs 1 a 25

1-Sobrevindo fome a terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus.

2-Apareceu lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito, fica na terra que eu te disser.;

3-habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

4-Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e lhes darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

5-porque Abraão obedeceu a minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

6-Isaque, pois, ficou em Gerar.

7-Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito da sua mulher, disse: É minha irmã, pois temia dizer : é minha mulher, para que, dizia ele consigo, os homens do lugar, não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa em aparência. 

8-Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque, acariciava a Rebeca, sua mulher.

9-Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela.

10-Disse Abimeleque: que é isto que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu , atraído sobre nós grave delito.

11-E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.

12-Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.

13-Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo.

14-Possuía ovelhas e bois e grande números de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

15-E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai, haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.

16-Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.

17-Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.

18-E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai,( porque os filisteus os havia entulhado depois da morte de Abraão) e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.

19-Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.

20-Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Essa água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

21-Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.

22-Partindo dali, cavou ainda outro poço; e como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o Senhor, e prosperaremos na terra.

23-Dali subiu para Berseba.

24-Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.

25-Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.


Isaque faz aliança com Abimeleque. Vs 26 a 35

26-De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.

27-Disse-lhe Isaque: por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?

28-Eles responderam: Vimos claramente que o Senhor é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.

29-Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do Senhor.

30-Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.

31-Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.

32-nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe noticia do poço que haviam cavado, lhe disseram: Achamos água.

33-Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.

34-Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Barsemate, filha de Elom, heteu.

35-Ambas se tornaram amargura de espirito para Isaque e para Rebeca.



5 comentários:

  1. Está errado.... O nome é Basemate e não Barsemate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua correção, realmente o nome correto é Basemate. Grato Bia.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Obrigado pela sua correção, realmente o nome correto é Basemate. Grato Bia.

      Excluir

Powered By Blogger