segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jacó retorna a terra de seus pais

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 31

Jacó retorna as terras de seus pais.  Vs 1 a 21

1-Então, ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda esta riqueza.

2-Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável, como anteriormente.

3-E disse o Senhor a Jacó: Torna a terra de teus pais e a tua parentela, e eu serei contigo.

4-Então, Jacó mandou vir Raquel e Lia ao campo, para junto do seu rebanho,

5-e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável, como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo.

6-Vós mesma sabeis que com todo empenho tenho servido a vosso pai;

7-mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum.

8-Se ele dizia: os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados; e se dizia: Os listados serão o teu salário; então, os rebanhos todos davam listados.

9-Assim, Deus tomou o gado de vosso pai, e o deu a mim.

10-pois, chegado o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi em sonho que os machos que cobriam as ovelhas eram listados, salpicados e malhados.

11-E o anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis me aqui!

12-Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo.

13-Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.

14-Então, responderam Raquel e Lia e lhe disseram: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?

15-Não nos considera ele como estrangeiras? Pois nos vendeu e consumiu tudo o que nos era devido.

16-Porque toda riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te disse.

17-Então, se levantou Jacó e, fazendo montar seus filhos e suas mulheres em camelos,

18-levou todo o seu gado e todos os seus bens que chegou a possuir; o gado de sua propriedade que acumulara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, a terra de Canaã.

19-tendo ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai.

20-E Jacó logrou a Labão, o arameu, não lhe dando a saber que fugia.

21-E fugiu com tudo o que lhe pertencia; levantou-se, passou o Eufrates, e tomou o rumo da montanha de Gileade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger