terça-feira, 28 de abril de 2015

O encontro de Rebeca

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 24

Vs 15 a 51

O encontro de Rebeca

15-Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel. filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro.

16-A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu a fonte, encheu o seu cântaro e subiu.

17-Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro.

18-Ela respondeu: Bebe meu senhor, e prontamente baixando o cântaro para a mão deu-lhe de beber.

19-Acabando ela de dar-lhe de beber, disse: tirarei também água para teus camelos, até que todos bebam.

20-E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao bebedouro para tirar mais água; tirou-a e deu a todos os camelos.

21-O homem a observava em silêncio, atentamente para saber se teria o Senhor levado a bom termo a sua jornada ou não.

22-Tendo os camelos acabado de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio ciclo de peso e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez ciclos de ouro.

23-e lhe perguntou: De quem és filha? Peço-te que me digas.haverá lugar na casa de teu pai, para que eu fique, e a comitiva?

24-Ela respondeu: Sou filha de Betuel, filho de Milca, ao qual ela deu à luz a Naor.

25-E acrescentou: Temos palha e muito pasto e lugar para passar a noite.

26-Então, se inclinou o homem, e adorou ao Senhor.

27-E disse: Bendito seja o Senhor, Deus de meu senhor Abraão, que não tirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor, quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou a casa dos parentes de meu senhor.

28-e a moça correu e contou aos da casa de sua mãe, todas essas coisas.

29-Ora, Rebeca tinha um irmão, chamado Labão, este correu ao encontro do homem junto a fonte.

30-pois, quando viu o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã, tendo ouvido as palavras de Rebeca, sua irmã, que dizia: assim me falou o homem, foi Labão ter com ele, o qual estava em pé junto aos camelos, junto a fonte.

31-E lhe disse: entra , bendito do Senhor, por que estais ai fora? pois já preparei a casa e o lugar para os camelos.

32-Então, fez entrar o homem; descarregaram-lhe os camelos e lhes deram forragem e pasto; deu-se lhe água para lavar os pés e também aos homens que estavam com ele.

33-Diante dele puseram comida, porém ele disse: Não comerei enquanto não expuser o proposito a que venho. Labão respondeu-lhe: Dize.

34-Então, disse: Sou servo de Abraão.

35-O Senhor tem abençoado muito o meu senhor, e ele se tornou grande; deu-lhe ovelhas e bois, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.

36-Sara, mulher do meu senhor, era já idosa, quando lhe deu à luz um filho, a este deu ele tudo quanto tem.

37-E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás esposa para meu filho das mulheres dos cananeus, em cuja terra habito;

38-porém irá a casa de meu pai e a minha família e tomarás esposa para meu filho.

39-Respondi ao meu senhor: talvez não queira a mulher seguir-me.

40-Ele me disse: O Senhor, em cuja presença eu ando, enviará contigo o seu anjo, e levará a bom termo a tua jornada, para que da minha família e da casa de meu pai, tomes esposa para meu filho.

41-Então, serás desobrigado do meu juramento, quando fores a minha família; se não ta derem, desobrigado estarás do meu juramento.

42-Hoje, pois, cheguei a fonte e disse comigo: ó Senhor, deus de meu senhor abraão, se me leva a bom termo, a jornada em que sigo,

43-eis me agora junto a fonte de água; a moça que sair para tirar água, a quem eu disser: dá-me um pouco de água do teu cântaro,

44-e ela me responder: bebe, e também tirarei água para teus camelos, seja essa a mulher que o senhor designou para o filho de meu senhor.

45-considerava ainda eu assim, no meu intimo, quando saiu Rebeca trazendo o seu cântaro ao ombro, desceu a fonte e tirou água. E eu lhe disse: peço-te que me dê de beber.

46-Ela se apressou e, baixando e o cântaro do ombro, disse: Bebe, e também darei de beber aos teu camelos. Bebi, e ela deu de beber aos camelos.

47-Daí, lhe perguntei: de quem és filha? ela respondeu: filha de Betuel, filho de Naor e Milca. Então lhe pus o pendente no nariz, e as pulseiras nas mãos.

48-e, prostrando-me, adorei ao Senhor, e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que havia me conduzido por um caminho direito, a fim de tomar para o filho do meu senhor uma filha do seu parente.

49-Agora, pois, se haveis de usar de benevolência e de verdade para com o meu senhor, fazei-mo saber; se não, declarai-mo, para que eu vá, ou para a direita ou para a esquerda.

50-Então, responderam Labão e Betuel: Isto procede do Senhor, nada temos a dizer fora da sua verdade.

51-Eis rebeca na sua presença; toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho do teu senhor, segundo a palavra do Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger