sábado, 18 de abril de 2015

Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra

O Primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 18

Vs 16 a 21

Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra


16-Tendo-se levantado dali aqueles homens, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar.

17-Disse o Senhor: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer,

18-visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?

19-Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, afim de que guardem o caminho do Senhor e pratique a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.

20-Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito.

21-Descerei e verei se, de fato, o que tem praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei.


Abraão intercede junto a Deus pelos homens

Vs 22 a 33


22-Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor.

23-E, aproximando-se a ele disse: Destruirás o justo com o ímpio?

24-Se houver, por ventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não poupara o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontra?

25-Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não farás justiça o juiz de toda a terra?

26-Então, disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.

27-Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza.

28-Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não destruirei se eu achar ali quarenta e cinco.

29-Disse-lhe ainda mais Abraão: E se por ventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta.

30-Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver por ventura, ali trinta? Respondeu o Senhor: Não o farei se eu encontrar por ali trinta.

31-Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, por ventura,houver ali vinte? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos vinte.

32-Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, por ventura, houver ali dez ? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez.

33-Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o Senhor, e Abraão voltou a seu lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger