segunda-feira, 4 de maio de 2015

A fuga de Jacó

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 28

A Fuga de Jacó   Vs 1 a 9

1-Isaque chamou Jacó e, dando-lhe a sua benção, lhe ordenou dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã.

2-Levanta-te, vai a Padã-Arã, a casa de Betuel,  pai de tua mãe, e toma lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe.

3-Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo e te multiplique para que venhas ser uma multidão de povos;

4-e te dê a benção de Abraão, a ti, e a tua descendência contigo, para que possuas as terras de tuas peregrinações, concedidas por Deus a Abraão.

5-Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi a Padã-Arã,a casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e Esaú.

6-vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó e o enviara a Padã-Arã, para tomar de lá esposa para si; e vendo que ao abençoa-lo, lhe ordenará dizendo:Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã;

7-e vendo, ainda que Jacó, obedecendo a seu pai e a sua mãe fora a Padã-Arã;

8-sabedor também de que Isaque, seu pai não via com bons olhos as filhas de Canaã;

9-foi Esaú a casa de Ismael e , além das mulheres que já possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão e irmã de Nebaiote.


A visão da escada  Vs 10 a 17

10-Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.
11-Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol posto; tomou uma das pedras do lugar; fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.

12-E sonhou: Eis, posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de deus subiam e desciam por ela.

13-Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor , Deus de Abraão, teu pai e Deus de Isaque. A terra em que agora está deitado, eu ta darei, a ti, e a tua descendência.

14-A tua descendência será como o pó da terra; estender-se a para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

15-Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.

16-Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.

17-E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus.


A coluna de Betel  Vs 18 a 22

18-tendo se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.

19-E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel.

20-Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,

21-de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus;

22-e a pedra, que erigi por coluna, será a casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dizimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger