quarta-feira, 13 de maio de 2015

Labão segue no encalço de Jacó

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 31

Labão segue no encalço de Jacó.  Vs 22 a 42



22-No terceiro dia, Labão foi avisado de que Jacó ia fugindo.

23-Tomando,pois, consigo a seus irmãos, saiu-lhe no encalço, por sete dias de jornada, e o alcançou na montanha de Gileade.

24-De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonho e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.

25-Alcançou, pois, Labão a Jacó. Este havia armado a sua tenda naquela montanha; também Labão armou a sua com seus irmãos, na montanha de Gileade.

26-E disse Labão a Jacó: Que fizeste, que me lograste e levaste minhas filhas como cativas pela espada?

27-Por que fugiste ocultamente, e me lograste e nada me fizeste saber, para que eu te despedisse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa?

28-E por que não me permitiste beijar meus filhos e minhas filhas? Nisso procedeste insensatamente.

29-Há poder em minhas mãos para te fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou, ontem a noite, e disse: Guarda-te, não fale a Jacó nem bem nem mal.

30-E agora que partiste de vez, porque tens saudade da casa de teu pai, por que me furtaste os meus deuses?

31-Respondeu-lhe Jacó: porque tive medo; pois calculei: não suceda que me tome a força as suas filhas.

32-Não viva aquele com quem achares os teus deuses; verifica diante de nossos irmãos o que te pertence e que está comigo e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os havia furtado.

33-Labão, pois, entrou na tenda de Jacó, na de Lia e na das duas servas, porém não os achou. Tendo saído da tenda de Lia, entrou na de Raquel.

34-Ora, Raquel havia tomado os ídolos do lar, e os pusera na sela de um camelo, e estava assentada sobre eles; apalpou Labão toda a tenda e não os achou.

35-Então, disse ela a seu pai: Não te agastes meu senhor, por não poder eu levantar-me na tua presença; pois me acho com as regras das mulheres. Ele procurou, contudo não achou os ídolos do lar.

36-Então, se irou Jacó e alterou com Labão; e lhe disse: qual é a minha transgressão? Qual o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido?

37-Havendo apalpado todos os meus utensílios, que achastes de todos os utensílios de tua casa? Põe-nos aqui diante de meus irmãos e de teus irmãos, para que julguem entre mim e ti.

38-Vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras, nunca perderam as crias e não comi os carneiros de teu rebanho.

39-Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri o dano; da minha mão o requirias , tanto o furtado de dia como de noite.

40-De maneira que eu andava de dia, consumido pelo calor, de noite, pela geada, e o meu sono me fugia dos olhos.

41-Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário.

42-Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minha mãos e te repreendeu ontem á noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger