segunda-feira, 22 de junho de 2015

José hospeda seus irmãos

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 43


José hospeda seus irmãos  vs 15 a 34


15-Tomaram, pois, os homens os presentes, o dinheiro em dobro e a Benjamim; levantaram-se, desceram ao Egito e se apresentaram perante a José.

16-Vendo José a Benjamim com eles, disse ao dispenseiro de sua casa: Leva estes homens para casa, mata reses e prepara tudo; pois estes homens comerão comigo ao meio dia.

17-Fez ele como José lhe ordenara e levou os homens para casa de José.

18-Os homens tiveram medo, porque foram levados a casa de José; e diziam: É por causa do dinheiro que da outra vez voltou nos sacos de cereal, para nos acusar e arremeter contra nós, escravizar-nos e tomar nossos jumentos.

19-E se chegaram ao mordomo da casa de José, e lhe falaram a porta,

20-e disseram:Ai! senhor meu, já uma vez descemos a comprar mantimentos;

21-quando chegamos a estalagem, abrindo os sacos de cereal, eis que o dinheiro de cada um estava na boca do saco de cereal, nosso dinheiro intacto; tornamos a trazê-lo conosco.

22-trouxemos também outro dinheiro conosco, para comprar mantimentos, não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos sacos de cereal.

23-Ele disse: Paz seja convosco, não temas; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, vos deu tesouros nos sacos de cereal; o vosso dinheiro me chegou a mim. E lhes trouxe fora a Simeão.

24-depois, levou o mordomo aqueles homens a casa de José e lhes deu água, e eles lavaram os pés; também deu ração aos seus jumentos.

25-Então, prepararam o presente, para quando José viesse ao meio dia, pois ouviram que ali haviam de comer.

26-Chegando José a casa, trouxeram-lhe para dentro o presente que tinham em mãos; e prostraram-se perante ele até a terra.

27-Ele lhes perguntou pelo seu bem-estar, e disse: Vosso pai, o ancião de quem me falastes, vai bem? Ainda vive ?

28-Responderam: Vai bem o teu servo, nosso pai vive ainda; e abaixaram a cabeça e prostraram-se.

29-Levantando José os olhos, viu a Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe e disse: É esse, o vosso irmão mais novo, de quem me falastes? e acrescentou: Deus te conceda graça, meu filho.

30-José se apressou e procurou onde chorar, porque se movera no seu íntimo, para com seu irmão, entrou na câmara e chorou ali.

31-Depois, lavou o rosto e saiu, conteve-se e disse: servi a refeição.

32-Serviram-lhe a ele a parte, e a eles também a parte, e a parte aos egípcios que comiam com ele, porque aos egípcios não lhes era lícito comer pão com os hebreus, porquanto é isso abominação para os egípcios.

33-e assentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura e mais novo segundo a sua menoridade; disto os homens se maravilhavam entre si.

34-Então, lhes apresentou as porções que estavam diante dele, a porção de benjamim era cinco vezes mais do que a de qualquer deles. E eles beberam e se regalaram com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger