quarta-feira, 10 de junho de 2015

José como governador do Egito

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 41


José como governador do Egito  vs  37 a 57


37-O conselho foi agradável a Faraó e a todos seus oficiais.

38-Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o espirito de Deus?

39-Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.

40-Administrará a minha casa, e a tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.

41-Disse mais Faraó a Jose: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.

42-Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, Fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.

43-E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo o constituiu sobre toda a terra do Egito.

44-Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem, ninguém levantará mão ou pé em toda terra do Egito.

45-E a José chamou Faraó Zafenate-Panéia, e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito.

46-Era José da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito, e andou por toda terra do Egito.

47-Nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.

48-E ajuntou José todo o mantimento que houve na terra do Egito durante os sete anos e o guardou nas cidades; o alimento do campo ao redor de cada cidade foi guardado na mesma cidade.

49-Assim, ajuntou José muitíssimo cereal, como a areia do mar, até perder a conta, porque ia além das medidas.

50-Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.

51-José, ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai.

52-Ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.

53-Passados os sete anos de abundância, que houve na terra do Egito,

54-começaram a vir os sete anos de fome, como José havia predito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.

55-sentindo toda a terra do Egito a fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó dizia a todos os egípcios: ide a José; o que ele vos disser, fazei.

56-Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José todos os celeiros e vendia aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.

57-E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger