terça-feira, 24 de março de 2015

O primeiro homicídio e os descendentes de Caim

O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis- Capitulo 4

O primeiro homicídio 

8-Disse Caim a Abel: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

9-Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei, acaso sou eu tutor de meu irmão?

10-E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
11-És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos, o sangue de teu irmão.

12-Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força, serás fugitivo e errante pela terra.
13-Então disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.
14-Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me, serei fugitivo e errante pela terra, quem comigo se encontrar me matará.

15-O Senhor, porém lhe disse: Assim qualquer que matar a Caim, será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte, quem quer que o encontrasse.

16-Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de node, ao oriente do Éden.


--Descendentes de Caim



17-E coabitou Caim com sua mulher, ela concebeu e deu a luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.

18-A Enoque nasceu-lhe Irade, Irade gerou a Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque.
19-Lameque tomou para si duas esposas: O nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá.
20-Ada deu a luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

21-O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
22-Zilá, por sua vez, deu a luz a Tubalcaim, artificie de todo instrumento cortante de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.

23-E disse Lameque as suas esposas: Ada e Zilá, houve-me: Vós mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos; Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou.

24-Sete vezes se tomará vingança de Caim; de Lameque, porém setenta vezes sete.
25-Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu a luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque disse ela: Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.

26-A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; dai se começou a invocar o nome do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger