quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A defesa de Judá


O primeiro livro de Moisés chamado Gênesis capitulo 44  vs  14 a 34.

A defesa de Judá.


14-E chegou Judá com seus irmãos a casa de José; este ainda estava ali; e prostraram-se em terra diante dele. 
15-Disse-lhes José: Que é isto que fizestes? Não sabíeis vós, que tal homem como eu é capaz de adivinhar? 
16-Então, disse Judá: Que responderemos a meu senhor? Que falaremos e como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão se achou o copo. 
17- Mas ele disse: Longe de mim, que eu tal faça; o homem em cuja mão foi achado  o copo, esse será meu servo; vós, no entanto, subi em paz para vosso pai. 
18- Então Judá se aproximou dele e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te, permite que teu servo diga uma palavra aos ouvidos do meu senhor e , não se acenda a tua ira contra o teu servo, porque tu és como o próprio Faraó. 
19- Meu senhor perguntou a seus servos: Tendes pai ou irmão? 
20- E respondemos a meu senhor: Temos pai já velho e um filho da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto, e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama. 
21- Então dissestes a teus servos: Trazei-o, para que ponha os olhos sobre ele. 
22- Respondemos ao meu senhor:  O moço não pode deixar o pai, se deixar o pai, este morrerá. 
23- Então, dissestes a teus servos: Se vosso irmão mais moço não descer convosco, nunca mais me vereis o rosto.
24- Tendo nós subido a teu servo, meu pai, e a ele repetido as palavras de meu senhor, 
25- disse nosso pai: Voltai, comprai-nos um pouco de mantimento. 
26- Nós respondemos: Não podemos descer, mas se nosso irmão mais moço for conosco, desceremos; pois não podemos ver a face do homem; se esse nosso irmão mais moço não estiver conosco. 
27- Então nos disse o teu servo, nosso pai:  Sabeis que minha mulher me deu dois filhos; 
28-um se ausentou de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e até agora não mais o vi; 
29- se agora também tirardes este da minha presença, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com pesar a sepultura. 
30- Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e não indo o moço conosco, visto a sua alma estar ligada com a alma dele, 
31- vendo ele que o moço não está conosco, morrerá, e teus servos farão desces as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza a sepultura. 
32- Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com o meu pai, dizendo: Se eu o não  tornar a trazer-te, serei culpado para com o meu pai, todos os dias. 
33- Agora, pois, fique teu servo em lugar do moço por servo de meu senhor, e o moço que suba com seus irmãos. 
34- Porque como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que a meu pai sobrevirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger